Notícias  
 
 
Palestra a distância amplia as possibilidades de crescimento profissional


 
Estréia transmissão ao vivo, com tecnologia via internet 

A elevada competitividade profissional exige atualizações constantes e ampliação de conhecimentos, que são requisitos essenciais para garantir a empregabilidade de quem está no mercado de trabalho. Porém, a correria do dia-a-dia dificulta cada vez mais a presença dos profissionais em eventos de capacitação. Uma alternativa que vem ganhando espaço para suprir essa necessidade é a participação em palestras e cursos a distância, que permitem aos profissionais permanecerem em suas empresas enquanto aprimoram seus conhecimentos.

Atenta a essa tendência e às necessidades crescentes de disseminação de conhecimento, a ABAL começou em 2008 a transmitir via satélite algumas palestras e cursos para empresas e universidades de todo o país. Mas, no dia 26 de março de 2009, acompanhando as atualizações do mercado e visando facilitar a transmissão e recepção de eventos a distância, a entidade passou a utilizar um novo sistema via internet – o MicroPower Presence.

A nova tecnologia permite realizar reuniões virtuais, ações de marketing e vendas, comunicações corporativas e, especialmente, educação a distância. Os eventos podem ser em tempo real, gravados e vistos posteriormente e é possível transmitir diversos materiais multimídias – apresentações em PowerPoint e vídeos, por exemplo –, além de ser totalmente interativo, com os participantes tirando dúvidas via chat ou por microfone, entre outras ações possíveis. Para acessar a plataforma desse sistema via web, o usuário só precisa de um computador com internet de banda larga e, caso haja interesse, uma webcam e um microfone para interagir ainda mais, ao vivo, com os demais participantes.

Para inaugurar a utilização do MicroPower Presence na ABAL, cerca de 110 pessoas, entre funcionários de empresas associadas da entidade e estudantes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Pará – UFPA, acompanharam a palestra “Bauxita e sua Mineração - História e Perspectivas”, apresentada por Aldo Grossi, um dos pioneiros na descoberta das imensas jazidas de bauxita no Norte do país, em 1965. Do total de participantes, 37 assistiram a palestra em um auditório em São Paulo, enquanto os demais acessaram o novo sistema e participaram diretamente de suas empresas e universidade, localizadas em Minas Gerais, Pará, Maranhão, Pernambuco e também em São Paulo, capital e interior.

Fonte: ABAL
 

 

 


 

 

 

TECNOQUIM Comério de Produtos Químicos Ltda.