Notícias  
 
 
ACORDO ALCOA E EMBRAER
O acordo entre as empresas torna a ALCOA única fornecedora para wing skins:
 
Chapas e placas de alumínio da ALCOA terão posição de destaque na nova família de jatos da EMBRAER E-Jet E2, programados para entrar em operação em 2018.

O acordo entre as empresas torna a ALCOA única fornecedora para wing skins – peças proprietárias de alumínio que compõem a estrutura das asas do avião – e chapas para fuselagem.

Os aviões da EMBRAER contarão com ligas proprietárias da ALCOA, escolhidas por combinar força, resistência à corrosão e resistência à fadiga.

Líder em metais leves, a ALCOA  anuncia hoje a assinatura de um contrato de longo prazo com a EMBRAER - líder na fabricação de jatos comerciais de até 130 lugares - no valor de aproximado de U$ 470 milhões. Sob um acordo plurianual, a ALCOA fornecerá chapas e placas de alumínio para os novos E2s da EMBRAER, a segunda geração de sua família de E-Jets de aeronaves comerciais, jatos de fuselagem estreita de médio alcance. Os E-Jets E2 da EMBRAER foram lançados no Airshow de Paris em 2013 e estão programados para entrar em operação em 2018.

"Nossa parceria com a Embraer está enraizada na inovação constante e este contrato é mais uma prova desta força", afirma Mark Vrablec, presidente da Divisão de Aerospace & Produtos Automotivos da ALCOA. "Nossos ligas patenteadas nos permitirão apoiar nosso cliente no sofisticado e inovador programa E2 e estamos orgulhosos que a ALCOA vai voar com a EMBRAER”.
 A EMBRAER escolheu as ligas proprietárias da ALCOA para o E2 devido à combinação de força, resistência à corrosão e resistência à fadiga que eles oferecem.

"A ALCOA oferece uma boa combinação de experiência técnica, liderança na indústria de materiais e capacidades", afirma Fernando Queiroz, vice-presidente de Cadeia de Suprimentos da EMBRAER. "A EMBRAER projetou as aeronaves comerciais E-Jets E2 para serem as melhores em seu segmento e, para isso, precisávamos o melhor material no negócio e a ALCOA ofereceu a melhor solução."

De acordo com a EMBRAER, o segmento de mercado para o qual o novo programa E2 foi desenvolvido é projetado para demandar 6.350 novos aviões nos próximos 20 anos. Além disso, a EMBRAER também afirmou que tem mais de 50% de participação de mercado com encomendas do atual E-Jet e espera manter níveis similares com as novas aeronaves E-Jets E2.

O acordo de longo prazo faz ALCOA único fornecedor da EMBRAER para os wing skins e chapas para fuselagem da linha de jatos E2. Outras placas da ALCOA, usadas em aplicações-chave, tais como reforços das asas, quadros da fuselagem e outras partes estruturais da aeronave, também fazem parte do contrato e serão apresentadas no E2, bem como nas aeronaves de transporte militar da EMBRAER KC-390 e nos jatos executivos.

ALCOA desenvolveu a maior parte das ligas de alumínio aeroespaciais dos aviões que estão em serviço e cada grande programa de novas aeronaves incorporam os produtos inovadores da ALCOA. A parceria ALCOA / EMBRAER baseia-se nas capacidades de fabricação aeroespacial do negócio de Produtos Globais Laminados da Alcoa, fornecendo para a Embraer a partir de suas plantas em Davenport, Iowa e Kitts Green (Estados Unidos) e Reino Unido.

Os produtos da ALCOA também podem ser encontrados em outras partes da aeronave E2: o motor estado da arte Pratt & Whitney PurePower®. A Alcoa já fornece peças-chave para os motores PurePower®, incluindo a forja para a primeira hélice já feita em alumínio.

Sobre a ALCOA Aerospace

Os negócios da Alcoa dedicados ao setor aeroespacial farão parte da ARCONIC – a nova empresa de Valor Agregado da ALCOA – que será lançada após a separação da Alcoa no segundo semestre de 2016.

A ARCONIC será um fornecedor diferenciado para a crescente indústria aeroespacial com posições de liderança em todas as principais plataformas de motores de aeronaves e jatos, apoiada por sua liderança nos mercados de estruturas aeroespaciais, motores a jato e aerofólios de turbinas a gás industriais, e de fixadores aeroespaciais.

Sobre a ALCOA

Líder mundial em tecnologia, engenharia e produção de metais leves, a ALCOA inova na criação de multimateriais que fazem nosso mundo avançar. Nossas tecnologias aprimoram o transporte, desde os setores automotivo e comercial até o transporte aéreo e espacial, e aperfeiçoam os produtos eletrônicos industriais e de consumo.

Colaboramos com o desenvolvimento de edifícios inteligentes, de embalagens sustentáveis para alimentos e bebidas e de veículos de defesa aéreos, marítimos e terrestres de alto desempenho; com a extração de petróleo e gás em áreas profundas e com a geração de energia mais eficiente. Fomos pioneiros na indústria do alumínio há mais de 125 anos atrás e, hoje, nossos aproximadamente 58 mil funcionários em 30 países fornecem produtos de valor agregado feitos de titânio, níquel e alumínio, e produzem a melhor bauxita, alumina e alumínio primário do mercado. 
Fonte: Observatório Metal Mecânico
 

 

 


 

 

 

TECNOQUIM Comério de Produtos Químicos Ltda.