Notícias  
 
 
Material ganha status de acessório de decoração e é aplicado em lojas e restaurantes.

Do ônibus ao design de interiores 

Não vai longe o tempo em que se costumava associar a chapa alto-relevo de alumínio unicamente ao revestimento dos pisos de ônibus, exatamente por se apresentar como um material antiderrapante e bastante resistente.

Essas características se mantêm, mas hoje o produto exibe novos contornos, ganhando espaço também em projetos de arquitetura e decoração. A mais nova performance da chapa alto-relevo aparece no revestimento de pisos, paredes e escadas, ajudando a compor um ambiente mais contemporâneo, por exemplo. "As chapas são brilhantes, antiderrapantes, resistentes e oferecem maior durabilidade, leveza, além de serem de fácil instalação", explica Roberta Soares, gerente de marketing da Novelis do Brasil. São dois tipos de chapa alto-relevo disponíveis no mercado: o modelo diamante e a chapa alto-relevo cinco barras. "A diferença entre eles é estética, pois a diamante oferece acabamento extrabrilhante", acrescenta a gerente.

O aspecto de relevo que a torna um produto único no visual (e que garante o quesito antiderrapante) é obtido durante um dos últimos processos de laminação. "O cilindro superior de laminação tem a forma das chapas, a bobina com o material já sai impressa com esse relevo. Depois disso, ela é tratada termicamente e cortada em formato de pisos", complementa a gerente de marketing.

Segurança com estilo
A utilização da chapa alto-relevo em projetos decorativos tem ganhado espaço em residências, mas aparece com maior freqüência em estabelecimentos comerciais, como lojas, lan houses e restaurantes. O fato explica-se exatamente pela característica antiderrapante, que permite ser utilizada em locais nos quais se priorize segurança sem perder o charme. Por isso, sua aplicação freqüente em escadas e rampas.
Essa presença marcante pode ser observada no Restaurante Maracujá Jardins, em São Paulo. A coluna e a escada que dá acesso ao mezanino, à cozinha e aos banheiros são totalmente revestidas com chapa alto-relevo de alumínio - e ajudam a compor o estilo contemporâneo do ambiente, que também exibe arrojo na pintura metálica das paredes. "A escada tem grande circulação de pessoas durante o horário do almoço, além dos garçons que sobem e descem carregados de bandejas. Por ser antiderrapante, a chapa alto-relevo garante a circulação com segurança", pondera Silas Grassi, proprietário do restaurante. Facilidade na manutenção da escada é outra grande vantagem do material apontada pelo proprietário; na limpeza, só pano úmido diariamente.

Flexibilidade moderna
Um bom exemplo da versatilidade desse acabamento é a loja da Reebok, que ali imprime literalmente o espírito esportivo, moderno, e confere a resistência necessária ao projeto arquitetônico. Dentro do São Paulo Futebol Clube, Estádio do Morumbi, a loja tem 750 m2 e inclui nesse espaço um camarote para 105 convidados VIPs, que desfrutam de muito conforto na hora de assistir a uma partida de futebol. A chapa alto-relevo foi eleita para cobrir todo o piso da loja e da área do camarote, incluindo o material na escada que liga as duas áreas, além das paredes. O projeto, executado pelo Shopfitting, escritório de arquitetura especializado em propostas comerciais, privilegiou o uso da chapa alto-relevo principalmente pela durabilidade, resistência e flexibilidade do material. "Nos dias em que há jogo, o piso do camarote vibra muito com a torcida dos convidados VIPs e precisávamos ter um material que não se distorcesse com o peso da torcida; a chapa de alumínio foi a saída, pois se mantém inalterada", avalia Heloísa Omine, especialista em visual merchandising e diretora do escritório Shopfitting.

Também havia a exigência de que o piso escolhido fosse mais leve, pois a área disponível para construir a loja era sobre os degraus da arquibancada do estádio. "Esses 22 degraus foram transformados em três patamares de piso - dois para a loja e um para o camarote. E tudo tinha de ter sintonia com um projeto de esportes, característica que a chapa alto-relevo cumpre bem, pois proporciona um ar de modernidade ao ambiente e surpreende pelo visual inusitado", complementa Heloísa.

A cara da cidade
Quando o empresário Ronald Wallau decidiu-se pela chapa alto-relevo para dar o acabamento do balcão de sua charmosa lanchonete, a São Paulo Dog & Burger, no bairro paulistano da Lapa, queria traduzir o estilo da cidade. "Tem tudo a ver com o conjunto da decoração. Confere um efeito metálico que, para mim, é a perfeita alusão a São Paulo e faz um contraste interessante com a parede vermelha e o piso preto. Além disso, o alumínio é um metal que não escurecee a limpeza é muito simples - qualidades fundamentais para o meu negócio", descreve. Ronald Wallau conta que todo mundo pergunta sobre o material. "Já trabalhei em metalúrgica e conhecia o piso. Conto que é o mesmo usado no piso do ônibus e as pessoas se surpreendem", comenta.

Fonte: Revista Alumínio
 

 

 


 

 

 

TECNOQUIM Comério de Produtos Químicos Ltda.